terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tai Chi Chuan


O que é Tai Chi Chuan?
É uma arte marcial de origem chinesa, sua prática busca o equilíbrio do corpo e da mente. Uma das histórias da criação do Tai Chi Chuan diz que o mesmo originou-se da observação dos movimentos dos animais e da natureza.
Quais os benefícios para quem pratica?.

Hoje em dia o Tai Chi Chuan é conhecido pela sua eficiência no benefício da saúde física e mental dos seus praticantes, prevenindo alguns tipos de distúrbios como o estresse, a depressão, a ansiedade, a insônia, doenças de fundo auto-imune, doenças do sistema respiratório, enxaquecas, dores musculares e auxiliando no combate das artrites e artroses. Melhora a postura, melhora a memória, o equilíbrio e o autocontrole. Melhora as capacidades funcionais nos idosos.

Se praticado com regularidade, oferece benefícios já investigados experimentalmente como: melhora significativa do equilíbrio, redução da pressão sanguínea em repouso, aumento das células T do sistema imunológico, redução da ansiedade, redução do risco de queda na população idosa, aumento da eficiência respiratória, queda dos índices de hormônios ligados ao estresse, melhoria da flexibilidade das articulações, entre outros.

Diferentemente dos exercícios convencionais, o Tai Chi Chuan oferece ao praticante um momento de relaxamento imediato, pois trabalha sistematicamente com a respiração profunda e consciente, aumentando assim o fluxo de oxigênio no sangue e nas extremidades do corpo.

Cardíacos e hipertensos conseguem realizar com conforto o Tai chi. Pessoas que não suportam elevações da freqüência cardíaca e da pressão arterial, inevitáveis em atividades como caminhar mais rápido ou em subidas, conseguem realizar com segurança e conforto o Tai Chi Chuan, onde essas alterações são discretas.
O Tai Chi Chuan leva à um aumento do volume e força dos músculos, protegendo as articulações e favorecendo a aptidão física.
O Tai Chi Chuan é indicado para todas as idades. Por ser um exercício de baixo impacto, não causa nenhum tipo de lesão e não apresenta contra-indicação. Pode ser praticados, inclusive, por pessoas que tenham restrições a outros tipos de práticas, como portadores de diabetes, hipertensos e cardiopatas (desde que seja feito acompanhamento médico).

Fonte:http://www.interacaocorporal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário