terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Planejamento de suas Finanças



Planejamento financeiro aborda a programação do seu orçamento, a racionalização dos gastos e a otimização de seus investimentos.
É um processo racional de administrar sua renda, seus investimentos, suas despesas, seu patrimônio, suas dívidas,objetivando tornar realidade seus sonhos, desejos e objetivos, tais como: casa própria, poupar para a educação dos
filhos, fazer a viagem dos sonhos, investir de acordo com o perfil pessoal, ser bem sucedido na carreira profissional,reduzir impostos, tornar-se empresário, aposentar-se confortavelmente, planejar e administrar testamento, partilha, ...
A maioria das pessoas trata de suas finanças procurando gastar menos do que ganha.
Este é apenas um dos aspectos do planejamento. É necessário, entre outros aspectos, estabelecer objetivos, sem os quais a pessoa age como um barco sem rumo.
A vida produtiva tem várias fases, cada uma das quais apresenta seus desafios.
Através do planejamento é possível identificar as oportunidades e dificuldades de cada uma, e definir,antecipadamente, estratégias para enfrentar cada situação.
O gerenciamento adequado das finanças é o diferencial entre sonhadores e realizadores.O planejamento das finanças não visa apenas o sucesso financeiro, ele é relevante para o sucesso pessoal e profissional.O planejamento será o seu mapa de navegação. Mostrará onde está, onde quer chegar e indicará os caminhos a percorrer.



ALGUNS EQUÍVOCOS A RESPEITO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO
1. Confundir Planejamento Financeiro com Investimentos;
2. Esperar momentos de crise para tomar a iniciativa de fazer o Planejamento Financeiro;
3. Esperar retornos irreais para seus investimentos;
4. Não estabelecer objetivos financeiros mensuráveis;
5. Pensar que Planejamento Financeiro é a mesma coisa que planejamento para aposentadoria;
6. Pensar que Planejamento Financeiro é para quando ficarem velhos;
7. Pensar que Planejamento Financeiro é Planejamento Tributário
8. Pensar que Planejamento Financeiro é somente para quem possui muito dinheiro;
9. Tomar uma decisão financeira sem entender seus efeitos em sua situação financeira global;

Especialistas recomendam um planejamento do orçamento doméstico para evitar dívidas e gastosexcessivos. Os cuidados com as finanças evitam problemas com dívidas e podem trazer resultados compensadores.Fazer um planejamento financeiro é a melhor alternativa para quem não quer estourar o orçamento doméstico. No
entanto, desenvolver um plano nem sempre é tarefa fácil, mas, segundo especialistas, programar os gastos pode trazer resultados compensadores.
O primeiro passo para organizar as finanças é identificar quais são seus ganhos e despesas, orienta o coordenador do Centro de Estudos de Finanças da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), William Eid Júnior. "Essa é a parte mais difícil porque, além dos gastos fixos, como aluguel e mensalidade escolar, há também os variáveis,como lazer, que é preciso acompanhar por alguns meses para se ter uma idéia aproximada do valor das despesas." Para isso é importante ser meticuloso e anotar tudo o que foi gasto durante o dia, diz Eid Júnior.
Esse cuidado vai evitar surpresa desagradável, afirma o especialista. "É muito comum, por exemplo, a pessoa sacar dinheiro no caixa eletrônico e não saber onde o gastou. Só que, ao somar as pequenas quantias desembolsadas, vai deparar com um grande volume que, na maior parte das vezes, foi usado desnecessariamente." Eid Júnior afirma ainda que para ter um retrato mais claro da situação financeira o mais interessante é o trabalhador converter os ganhos e gastos em uma base anual. Para fazer essa conta corretamente é preciso somar o salário
líquido do responsável pela casa, o salário dos familiares, a devolução de Imposto de Renda, se houver, e demais ganhos. Já na soma das despesas anuais é preciso lembrar do 13.º salário e das férias da doméstica, por exemplo,
da taxa de matrícula da escola e do material dos filhos, além do IPVA e do IPTU, ressalta o coordenador de finanças da FGV-SP.
Depois de fazer esse levantamento, é hora de sentar com a família para traçar os objetivos em comum acordo e avaliar as vantagens que todos terão ao alcançarem as metas. "Caso contrário, a organização financeira vai virar um
martírio." Em seguida será preciso definir o que é gasto fundamental - aquele que não é possível excluir do orçamento -, negociável e dispensável.
Renegociar
É preciso lembrar que muitos consumidores somente decidem organizar as finanças depois de terem se atolado em dívidas. Nesse caso,é preciso, primeiramente, renegociar os débitos com os credores. Só é necessário ter cuidado para não assumir
prestações que não caibam no bolso.
POR QUE PLANEJAR AS FINANÇAS PESSOAIS
Sucesso não é mero acaso.A maioria dos profissionais bem sucedidos tem uma coisa em comum:projeto pessoal e um plano de ação que norteia sua carreira.

Estudos e pesquisas sobre comportamento humano mostram:
1. sobre o grau de satisfação com o dinheiro: insatisfação generalizada. Uma parte por não ganhar o suficiente, outra por medo de perder o que tem e ainda outra por não conseguir viver como gostaria. Os problemas em lidar com o dinheiro já fizeram surgir uma nova especialidade médica: psicólogos financeiros
2. as principais metas de sucesso pelas quais as pessoas estão dispostas a lutar: dinheiro(remuneração e benefícios ) e ascensão na carreira profissional
3. na escala de valores dos desejos básicos do brasileiro destacam-se carreira profissional e família
4. Competências mais importantes para o sucesso profissional: iniciativa, ética, criatividade, trabalho em equipe, capacidade de realização, motivação. Sucesso com dinheiro e carreira são os objetivos mais desejados. E o sucesso com dinheiro está intimamente ligado ao sucesso na carreira.

A tranqüilidade financeira é a base para o sucesso profissional.
Planejar e gerenciar as finanças pessoais é responsabilidade de cada um. Pode-se assumir pessoalmente essas tarefas ou recorrer a especialistas e consultores.Os passos fundamentais para o planejamento são: Iniciativa, motivação e capacidade de realização.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Você se identifica com alguma destas características?
· Não tem tempo para organizar e controlar devidamente o seu dinheiro.
· Tem objetivos prioritários em sua vida mas não vê como poderá atingi-los.
· Está perdido em meio a dívidas e pagamentos de juros que não consegue liquidar.
· Acha que está perdendo dinheiro, ou investindo–o de forma inadequada.
Se você se enquadra em alguma destas situações, está diante da oportunidade única de fazer seu planejamento financeiro.Mas o que é e para que serve?
Primeiramente, Planejamento Financeiro NÃO é:
· Plano de Investimentos;
· Orçamento doméstico;
· Somente para quem possui muito dinheiro;
· Serve só para quando ficar velho;
· É a mesma coisa que planejamento para aposentadoria;
· Planejamento Tributário

Mas o que é então?
É um processo racional de administrar sua renda, seus investimentos, suas despesas, seu patrimônio, suas dívidas, objetivando tornar realidade seus sonhos, desejos e objetivos.

Veja os passos básicos do planejamento financeiro.
1. Estabelecimento de objetivos:Seja realista, leve em conta seus sonhos, suas necessidades.Defina os objetivos de curto prazo (até 1 anos), médio prazo (até 5 anos), longo prazo (mais de 5 anos)
2. Análise da situação atual - patrimonial e de fluxo de caixa:Seus ganhos: salário, benefícios, rendimentos, etc.Suas despesas: alimentação, educação, moradia, lazer, juros, seguros, impostos, etc. Seus ativos: aplicações financeiras, bens móveis e imóveis, outros investimentos, etc. Seus passivos: dívidas, obrigações etc.
3- Estabelecimento de metas e identificação de estratégias para atingir esses objetivos

Agora a questão crucial: Feito o planejamento financeiro meu sucesso está garantido?
Depende de você, os requisitos fundamentais são:
Iniciativa, Confiança e Perseverança.
Lembre-se:
· Quanto mais cedo você se organizar, mais cedo chegará a seus objetivos.
· O sucesso com dinheiro não é tudo, mas uma tranqüilidade é essencial para se viver bem.
· O planejamento da aposentadoria requer investimentos entre 5 a 30 anos.
· A educação dos filhos envolve custos entre 5 a 15 anos.
· Lembre de incluir em seu planejamento gastos extras com situações inesperadas.
· Tenha disciplina. Fazer o planejamento e não cumprir o planejado, é por tudo a perder.
Vamos lá, invista no seu futuro, e de sua família
Todo sonho tem um preço
Dica: utilize a planilha de controle de orçamento doméstico

Pois é vamos pegar papel e caneta e por em pratica.....bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário